segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como economizar 200 litros de água?

Vai lavar o carro? Você leva naquele posto de gasolina que joga aqueles jatos gigantes de água para deixar seu carro limpinho?Será que precisa disso tudo mesmo? Está na hora de começar a se preocupar com isso, não? A sugestão que posso dar é levar seu carro em lava jatos que façam lavagem a seco ou em postos que se preocupam com o gasto de água. Vale à pena perguntar e se certificar de que você não está sendo co-responsável com o desperdício de milhares de litros de água indo esgoto abaixo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um olhar verde no nosso Cotidiano

Resolvi hoje escrever sobre hábitos simples do cotidiano que podemos incorporar e que ao mesmo tempo torna-se Sustentável:

- Reduzir o tempo de tomar banho e fechar a torneira para ensaboar (além de economizar água, economiza também no chuveiro elétrico que é um dos aparelhos que mais gasta energia). Existem pesquisas que dizem que 8 minutos é o tempo ideal para um banho completo (inclusive para a mulherada).

- Escovar os dentes com a torneira fechada! Dói na alma ver alguém escovando os dentes com a água jorrando, não? rs

- Apagar todas as luzes da casa quando dormir. Para que luzes acesas se todos estão dormindo? Para a alma penada? rs Não... Vamos apagar tudo, seu bolso vai sentir a diferença.

- Secador de cabelo é outro vilão nas contas de energia. Se for usar, que seja super rápido. Assim como o ferro de passar, não é legal usar todo dia. Melhor juntar uma muda de roupa e passar tudo de vez.

- Já a geladeira, por favor, não abre a geladeira para pensar. Ao chegar do supermercado, junte todos os alimentos que serão armazenados de uma só vez e guarde-os.

Dicas simples de como se ter uma vida mais saudável para o meio ambiente.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água

O óleo de cozinha que usamos em nossas casas para fritar os alimentos pode causar sérios danos em nossas casas e, principalmente, ao meio ambiente. Quando despejado na pia, esse óleo pode entupir os encanamentos criando crostas de gordura com o tempo. Já para o meio ambiente, esse dano é ainda maior visto que quando jogado nos esgotos e desembocado nos rios polui de forma drástica. Já que em muitas cidades brasileiras não há a preocupação com o tratamento dos esgotos. A solução seria então: depois de usar o óleo, armazene em garrafas pets e encaminhe ao supermercado Bompreço (em Aracaju) ou em supermercados que pratiquem a coleta seletiva em sua cidade. Se não tiver como armazenar no momento, prefira jogar o óleo usado no lixo orgânico, junto a restos de comida mesmo, mas lembre que essa não é a melhor alternativa. Esse óleo pode virar sabão e até biodiesel. Já pensou quanta matéria-prima perdida? Vamos fazer o correto, pessoal...

domingo, 23 de agosto de 2009

Pilhas; pense bem antes de jogar fora

Parecem inofensivas, mas as pilhas e baterias de celulares requerem uma atenção especial. Descartadas, esse tipo de lixo torna-se um problema ambiental sério. Quando jogadas em lixo comum, todo esse material corre o risco de entrar na cadeia alimentar, contaminando o solo e, até o leite da vaca que você bebe por causa daquele capim que ela comeu. Além de contaminar água de rios, lagos e lençóis freáticos. As pilhas demoram de 100 a 500 anos para sumir do planeta e os metais pesados ficam, infinitamente, contaminando o solo e a água. Então, qual a solução? Diminua a quantidade de pilhas que você compra não descarte em lixo comum (algumas pilhas podem ser descartadas em lixo doméstico por terem substâncias tóxicas em níveis baixos, mas na dúvida encaminhe a coleta seletiva), procure as empresas de telefonia para entregar aquele aparelho velho de celular. Outra opção também é descartar em supermercados que incentivam a coleta seletiva. O Banco Real também contribui com seu papel ecologicamente correto, com caixas de descartes de pilhas. Junte suas pilhas e baterias velhas e quando tiver a oportunidade de descartá-las faça isso. É simples.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Novo conceito: TI verde

Computadores... Já pensou na quantidade de PC´s que ficam ultrapassados rapidamente e que são jogados fora por dia?Para onde vão? Difícil uma resposta na grande maioria dos Estados brasileiros. Mas podemos começar a contribuir com o “TI verde”... Já ouviu falar? Então, ele vai servir para que você aposte em aparelhos que têm Selos Verdes, que garantem que o computador é feito com materiais reciclados e sem chumbo (altamente tóxico ao meio ambiente). Comprar tecnologias certificadas chamadas de “Green Premium”. Podemos começar a apostar em aparelhos mais modernos e na hora de uma nova compra adquirir tela de LCD que é cerca de 30% mais econômica do que monitores de tubo. Antes de ir atrás de um PC mais avançado pesquise, pergunte e se informe sempre de como pode contribuir com uma compra mais verde. Leve essa idéia para casa e também para a empresa que você trabalha. Boas idéias são sempre bem-vindas.

sábado, 15 de agosto de 2009

Como está desligado, se ainda está ligado?

Sabe aqueles aparelhos que ficam em Stand by em nossas casas? Televisão, impressora, micro-ondas, carregador de celular... Pois bem, um estudo foi feito nos EUA sobre o quanto se gasta de energia nesses casos e mostrou que representa cerca de 10% na conta de energia. O que se caracteriza em DESPERDÍCIO! Vamos desligar os aparelhos da forma correta e fazer disso um hábito, sem preguiça, ok? O meio ambiente e seu bolso agradecem.

Seja responsável pelo o que você produz

Que tal começarmos a separar o lixo em nossas casas? É bem mais simples do que se imagina. Podemos começar deixando separadas duas lixeiras: uma para Lixo Seco (recicláveis em geral) e outra para Lixo Úmido (sobras de alimentos, lenços e fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, fotografias, papéis engordurados). Pronto! Você já está participando da coleta seletiva. Nas Cooperativas que recebem lixos reciclados há uma triagem onde separam os materiais. O próximo passo é entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e se informar dos dias e horários de recolhimento dos reciclados em seu bairro. O telefone em Aracaju é: 3179 7001. Se você mora em Edifício, converse com o seu síndico para que todos os moradores possam fazer o mesmo. É fácil colaborar, é só querer. E, lembre-se: “Na natureza, nada se cria, nada se perde tudo se transforma” (já dizia o sábio Lavoisier).

Bituca de cigarro também é lixo!!!

Essa vai para quem fuma. Tem coisa mais desagradável que ver alguém jogando lixo nas ruas? E quando a gente vê alguém jogando bituca de cigarro no chão? Não dá vontade de gritar: “Bituca de cigarro também é lixo!!!” Pois bem, esse é um hábito muito comum entre os fumantes que não custaria nada guardar e depois jogar no lixo. Vamos preservar a limpeza das ruas e ter consciência de que cigarro só faz mal. Jogar bituca, só se for no lixo!

Papel bonito é aquele usado frente e verso

Hoje a nota é sobre o PAPEL. Você já parou para pensar quantas árvores são desmatadas para suprir a necessidade de ter aquele papel nosso de cada dia? Pois, é bom começar a pensar nisso. Ao ler seus emails, verifique se é necessária mesmo a sua impressão. Ao imprimir, utilize frente e verso. E, nas compras de resmas de papel, verifique se têm o selo FSC de reflorestamento ou use papel reciclado. Então, já sabem, pensem bem antes de imprimir. Prefira ler os documentos na tela do computador ou anotar informações num caderninho, caso seja aquela receita de cozinha da Ana Maria Braga.






http://www.pointx.com.br/eronmania/caricaturas.htm

1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo

Uma campanha curiosa e bem interessante foi desenvolvida pelo Instituto Akatu que visa à redução do desperdício de alimentos que causamos diariamente em nossas casas. A campanha passa a seguinte mensagem: “1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo”. O Instituto tenta alertar que nosso consumo muda o mundo gerando maior produção de lixo que gera mais gastos com a coleta e tratamento deste. Ou seja, perde todo mundo: a prefeitura, nosso bolso e, o pior de tudo, deixa de alimentar quem passa fome de verdade. Vamos começar a prestar mais atenção nas compras de supermercados que fazemos. Comprar somente o necessário, consumir de maneira correta os alimentos e verificar sempre a data de vencimento das embalagens são alguns dos cuidados que podemos ter em nossas casas. Confira a campanha e se surpreenda com imagens no site: www.youtube.com/watch?v=Rkj_Xve5eRM ( ou entra no youtube, digite Akatu e assista ao vídeo). Para conhecer melhor o trabalho desta ONG, visite: www.akatu.org.br

A CAMPANHA DO “XIXI NO BANHO”

A ONG SOS Mata Atlântica e a agência de publicidade F/Nazca lançaram uma campanha intitulada “Xixi no Banho”. A idéia é passar para as pessoas a economia de água feita nesse pequeno gesto. Esta ONG vem pedindo para que as pessoas urinem durante o banho, assim evitando o desperdício. Uma medida tão “simples e divertida” como esta, dá para ser aplicada por todos. O meio ambiente agradece pela quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros . Uma descarga por dia corresponde a 4,38 mil litros de água por ano. Pense nisso!




Fonte: Revista Sustenta! #6

Olá,
Meu nome é Nayana Ferreira, sou bióloga com curso em Sustentabilidade. Este blog está sendo desenvolvido com a vontade de passar um pouco de conhecimento para todos de diversas áreas. Meu foco é o CONSUMO CONSCIENTE, voltado mais para a área ambiental. Todas as dicas são dadas com o intuito de informar e de se fazer aplicadas, com a esperança de que todos possam ter uma vivência mais sustentável no seu cotidiano. Espero que gostem do blog.
Seja bem vindo.
Abraços,

NF