terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que você entende sobre Sustentabilidade?



Você sabe o que significa o termo Sustentabilidade? Já parou para ler uma definição sobre ela?Primeiramente, não existe uma definição exata. Existe sim, uma idéia de como queremos que ela seja aplicada em nosso meio. Outra coisa, se você fizer agora uma pesquisa no Google sobre Sustentabilidade, possivelmente verá um triângulo com as palavras ECONÔMICO-SOCIAL-AMBIENTAL, para que você possa entender melhor o que essa palavra, que vem se tornando tão familiar aos nossos olhos, significa.

Logo de cara, quando as pessoas conversam comigo sobre meu blog e sobre Sustentabilidade, fazem o seguinte comentário: “Eu já faço separação do meu lixo na minha casa para depois encaminhar para a reciclagem”. Ótimo. Parabéns! Eu realmente fico muito feliz quando eu vejo que as pessoas vêm se conscientizando. Mas é o seguinte, Sustentabilidade não é só reciclagem... É muito mais que isso. Até porque este termo, como citado acima, é ligado intrinsecamente a 03 palavras: ECONÔMICO-SOCIAL-AMBIENTAL. Não, isso não está na ordem de importância, ok? Mas o que quero dizer é que sem um não há outro.

O curso que fiz em Sustentabilidade é para ser aplicado dentro de uma empresa. Dada a importância que assuntos ambientais vêm tendo destaque dentro do cenário econômico mundial. Ou então, a renomada e conhecida escola de Administradores e Economistas, principalmente, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) não colocaria em sua grade este curso como opção.

Na FGV, dentre inúmeros ensinamentos, aprendemos lá dentro que:

Economizar água e evitar desperdício é legal; porque além de tudo isso promove economia.
O mesmo acontece com a energia, com aparelhos que ficam ligados desnecessariamente ou em Stand by.

Mas também que a Filantropia, às vezes não é um bom caminho (podemos discutir isso mais tarde se você quiser). Quer promover um programa social legal que pode ser adotado dentro da empresa? Que tal promover a inclusão digital para os filhos de funcionários que recebem salário mínimo? Qualificando mão de obra que você poderá usar mais tarde.

Programas de bem-estar dentro da empresa que promovam a satisfação do funcionário, afinal trabalham melhor quem se sente satisfeito dentro de seu local de trabalho, não?

Promover políticas dentro da empresa contra CORRUPÇÃO. O dinheiro desviado prejudica e muito o crescimento de uma empresa, bem como a promoção de um bom funcionário que atinge e trabalha com metas. Enfim, todos nós sabemos que a corrupção pode trazer inúmeros prejuízos.

No momento, essas são coisas que queria citar como exemplo. As 03 esferas dos pilares da Sustentabilidade devem estar em harmonia.

Diferentemente deste, prefiro escrever textos curtos para que vocês possam ler o recado que quero passar. Além de dar uma idéia melhor sobre o termo Sustentabilidade, quero passar outra idéia para você: Outubro está chegando. O que significa dizer que as eleições estão aí. Vocês têm que analisar seus candidatos e se merecem seu voto. Ao analisar seu candidato, tente seguir a definição do termo Sustentabilidade descritas acima. Principalmente, no que se refere à Corrupção. Votar é coisa muito séria.

Bem, é isso. A escolha é sua. Queria passar dois recados num texto só para que reflitam.

Boa semana para todos!

Nayana Ferreira