terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que você entende sobre Sustentabilidade?



Você sabe o que significa o termo Sustentabilidade? Já parou para ler uma definição sobre ela?Primeiramente, não existe uma definição exata. Existe sim, uma idéia de como queremos que ela seja aplicada em nosso meio. Outra coisa, se você fizer agora uma pesquisa no Google sobre Sustentabilidade, possivelmente verá um triângulo com as palavras ECONÔMICO-SOCIAL-AMBIENTAL, para que você possa entender melhor o que essa palavra, que vem se tornando tão familiar aos nossos olhos, significa.

Logo de cara, quando as pessoas conversam comigo sobre meu blog e sobre Sustentabilidade, fazem o seguinte comentário: “Eu já faço separação do meu lixo na minha casa para depois encaminhar para a reciclagem”. Ótimo. Parabéns! Eu realmente fico muito feliz quando eu vejo que as pessoas vêm se conscientizando. Mas é o seguinte, Sustentabilidade não é só reciclagem... É muito mais que isso. Até porque este termo, como citado acima, é ligado intrinsecamente a 03 palavras: ECONÔMICO-SOCIAL-AMBIENTAL. Não, isso não está na ordem de importância, ok? Mas o que quero dizer é que sem um não há outro.

O curso que fiz em Sustentabilidade é para ser aplicado dentro de uma empresa. Dada a importância que assuntos ambientais vêm tendo destaque dentro do cenário econômico mundial. Ou então, a renomada e conhecida escola de Administradores e Economistas, principalmente, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) não colocaria em sua grade este curso como opção.

Na FGV, dentre inúmeros ensinamentos, aprendemos lá dentro que:

Economizar água e evitar desperdício é legal; porque além de tudo isso promove economia.
O mesmo acontece com a energia, com aparelhos que ficam ligados desnecessariamente ou em Stand by.

Mas também que a Filantropia, às vezes não é um bom caminho (podemos discutir isso mais tarde se você quiser). Quer promover um programa social legal que pode ser adotado dentro da empresa? Que tal promover a inclusão digital para os filhos de funcionários que recebem salário mínimo? Qualificando mão de obra que você poderá usar mais tarde.

Programas de bem-estar dentro da empresa que promovam a satisfação do funcionário, afinal trabalham melhor quem se sente satisfeito dentro de seu local de trabalho, não?

Promover políticas dentro da empresa contra CORRUPÇÃO. O dinheiro desviado prejudica e muito o crescimento de uma empresa, bem como a promoção de um bom funcionário que atinge e trabalha com metas. Enfim, todos nós sabemos que a corrupção pode trazer inúmeros prejuízos.

No momento, essas são coisas que queria citar como exemplo. As 03 esferas dos pilares da Sustentabilidade devem estar em harmonia.

Diferentemente deste, prefiro escrever textos curtos para que vocês possam ler o recado que quero passar. Além de dar uma idéia melhor sobre o termo Sustentabilidade, quero passar outra idéia para você: Outubro está chegando. O que significa dizer que as eleições estão aí. Vocês têm que analisar seus candidatos e se merecem seu voto. Ao analisar seu candidato, tente seguir a definição do termo Sustentabilidade descritas acima. Principalmente, no que se refere à Corrupção. Votar é coisa muito séria.

Bem, é isso. A escolha é sua. Queria passar dois recados num texto só para que reflitam.

Boa semana para todos!

Nayana Ferreira

sábado, 19 de junho de 2010

Você já pensou em pintar seu telhado de BRANCO?


Não?!
Pois bem, essa é uma campanha que a ONG Green Building Council Brasil vem realizando para que pessoas adotem medidas ecologicamente corretas no que diz respeito a construções sustentáveis.

A campanha desta ONG intitulada "One Degree Less” (Um grau a menos) conta com o apoio de diversas personalidades brasileiras como Cristiane Torloni, Toni Garrido, o ex jogador Raí que incentivam a população a pintar seu teto de branco, pois pesquisas mostram que esta tentativa ajuda a diminuir a temperatura, de forma bastante simples, nas chamadas ilhas de calor: telhados que captam menos o calor do sol e, assim, auxiliam na redução da temperatura local e até do consumo de energia.

O que significa ambientes mais frescos nas grandes cidades.

Benefícios dos telhados brancos:
- Diminuição das ilhas de calor dos prédios/casas;
- Diminuição da emissão de CO2.
- Ajuda a refletir raio solar de volta para espaço;
- Fácil aplicação e pouca manutenção;
- Resultado imediato;
- Reduz custo de ar condicionado em até 20%;
- Ação eficiente no combate ao aquecimento global.
Conheça mais esta campanha no site: http://www.onedegreeless.org/

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fio dental na pia? No vaso sanitário? Não, no lixo!

Tão necessário quanto esquecido por nós, o fio dental que os dentistas tanto nos aconselham a usar diariamente pode ser visto como vilão.
Como assim?
Esses fios vêm se tornando cada vez mais resistentes e seu acúmulo nos canos e tubulações provocam problemas ainda maiores, posteriormente, graves entupimentos nas redes de esgotos.

Em São Paulo, a Sabesp realiza cerca de 2 mil desentupimentos por mês, dessas coisinhas pequenas que deixamos passar como cotonetes, fio dental, resto de comidas...

Parece besteira, mas não é. O pouco de um se transforma em um grande problema para a rede sanitária, quando então nas chuvas e inundações vemos o resultado de tudo isso.

Lixo é no lixo. Lembrando que cada lixo tem seu destino adequado
.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Gisele Bündchen aconselha a fazer xixi no banho




A modelo brasileira Gisele Bündchen lançou em seu site oficial uma campanha para conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de "tomar uma atitude" para preservar o planeta Terra.
Entre os conselhos de Gisele, está o de fazer xixi durante o banho.
De acordo com o site oficial da modelo, a prática economiza 83.220 litros de água por ano se adotado por apenas 19 pessoas.
"Esse é o nosso mundo e é importante que cada um faça a sua parte, pois juntos temos mais forças para provocar mudanças significativas", afirma a modelo.
O site também lista, entre outras recomendações, manter a torneira fechada, usar folhas de ofício pelos dois lados e não jogar óleo de cozinha no ralo.
Quem acessar o site da campanha, pode cadastrar uma lista de ações que vai seguir. Ao final, recebe um agradecimento da própria top.
A campanha "Tome uma Atitude" foi lançada em junho porque, nesse mês, é comemorado o Dia do Meio Ambiente.

Fonte: FOLHA ONLINE

sábado, 5 de junho de 2010

Mamãe sustentável


Acredite!
Já existem opções sustentáveis para você cuidar do seu bebê. Parto normal, embalagens recicladas, fraldas de pano, comidas super saudáveis e roupinhas usadas pelos coleguinhas de berço. Esses são alguns exemplos de como podemos ter práticas sustentáveis no cotidiano dos bebês. Não é difícil adotar essas medidas, elas são essenciais quando adotados por mim, por você, por todos nós. E o mais legal é que você ensina a criança que nossas atitudes influenciam no futuro do meio ambiente.
Afinal, “É de pequeno que se torce o pepino”, não? rs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Casas que pensam



Se você está reformando sua casa e quer aderir à nova era de casas ecologicamente corretas, saiba que esse é um investimento um pouco mais caro que o convencional, porém é o que lhe proporcionará uma economia maior para manter sua residência. Isto requer mudança no nosso comportamento sobre onde podemos investir nosso dinheiro em projetos inteligentes que poupará o meio ambiente e gastos descabidos pela falta de informação.


Confira a reportagem da Folha Online onde afirma que investir num estilo de vida sustentável pode chegar a um preço final aproximadamente 10% mais caro. E, repito gasto este que será recuperado gradativamente. Afinal, reformar uma casa não é algo que se faz de ano em ano, não? Talvez de décadas em décadas? Pense nisso!


Agora, tire suas próprias conclusões!



Tenha uma ótima semana!

domingo, 11 de abril de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL DIRETO DA ANTÁRTICA





O post de hoje vem diretamente da Antártica!!! Chique não?! rs
Ele conta com a análise do pesquisador da UFRJ Saulo Lamounier (este, da foto acima), um amigo que estudou comigo no CCPA, em Aracaju. Ele esteve recentemente na Antártica e eu pedi que me tirasse fotos que chamassem a atenção dele em relação ao derretimento de geleiras. Abaixo, segue um texto que ele escreveu. Vou passar para que tirem suas próprias conclusões.
Boa semana a todos!!


“A Antártica é um dos ambientes mais extremos e delicados da Terra. E é neste local inóspito onde estou tendo a oportunidade de trabalhar há alguns anos no continente gelado, em específico na Península Antártica, onde pela temperatura muito baixa fica difícil de acreditar na abundância de vida existente neste tipo de ambiente como: Cetáceos, Aves, Plânctons, Liquens...

No primeiro ano de 2008/2009, o verão estava mais ‘quente’ que o normal, e um resquício disso pode ser notado por nós em outro trabalho que participei na 1° Travessia Trans-Atlântica Brasil – África final de 2009, onde na latitude 20° Sul a média da superfície da água do mar foi superior a 29°C. Já esse ano de 2010 o verão foi bem mais frio, e no nosso trajeto de navio (NapOc. Ary Rongel) encontramos muitos campos de gelo (locais do oceano coberto de gelo) e gigantescos Icebergs dificultando e muito o nosso trabalho. Mesmo assim, essas baixas temperaturas não foram suficientes pra evitar a conclusão dos trabalhos e o que chamou a atenção de todos os pesquisadores com o desprendimento de um Iceberg com a área de quase o dobro da cidade do Rio de Janeiro no leste Antártico, onde foi observado por imagens de satélite, podendo este influenciar diretamente no aumento da quantidade de sal, nutrientes da água do mar e modificações nas correntes marinhas.

A pergunta que fica no ar é: Se o aquecimento global pode ou não contribuir com a uma maior freqüência em fenômenos extremos no globo?”


(Saulo Lamounier – Mestre em Oceanografia pela Universidade Santa Úrsula)


sexta-feira, 26 de março de 2010

Apague as luzes amanhã por 1 hora


Espalhe para todos os seus amigos e conhecidos. No dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, apague as luzes do local onde você estiver.

A Hora do Planeta é uma campanha mundial da rede WWF. Queremos mobilizar 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. Vamos mostrar aos líderes dos governos e a toda a sociedade que é hora de combater as causas do aquecimento global. A Hora do Planeta é o maior movimento da História em defesa do meio ambiente. Você não pode ficar de fora!

Que tal colocar no despertador do celular?

Eu vou participar!!!

Mais informações: http://www.horadoplaneta.org.br

terça-feira, 16 de março de 2010

Construção Alternativa

Abaixo, uma idéia brilhante de reutilização de garrafas (pets e vidro) para construções de casas de baixa renda.
























terça-feira, 2 de março de 2010

Enquete carnívora

A Folha de São Paulo questiona, responda rápido:

A ONU alerta que consumir carnes e derivados animais, incluindo peixes, impacta ambiente e representa desperdício; você deixaria este consumo?

Clique aqui e responda!!!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Camisa ecologicamente VERDE e amarela


Nesta quinta-feira, foi apresentado em Londres pelo jogador Alexandre Pato o novo uniforme oficial da Seleção Brasileira que será utilizado na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A novidade é que a nova camisa é ecologicamente correta sendo confeccionada com poliéster reciclado de garrafas plásticas.

É o Brasil dando exemplo, vamos dar crédito!



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cueca de garrafa pet?Como assim?


Se na hora da compra você quer optar por produtos que garantem conforto e consciência ecológica, tenho certeza que vai gostar dessa idéia.

A cada dia surgem novidades no mercado verde que são baseados em produtos ecologicamente corretos. A novidade é a cueca feita de tecido reciclado de garrafas pets. Para se ter idéia de como essa novidade é brilhante, cerca de 1kg de malha pet produz 16 cuecas, ou seja, 11 garrafas pets de 2 litros deixam de ir para os aterros e acabam virando matéria-prima.

Gostou da novidade? Informe-se ou adquira o produto através do site www.cuecasduomo.com.br Visite o site do único fabricante no Brasil deste tipo de produto.

Eu recomendo!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A água que vem dos céus

Se você acha que essas chuvas de verão só vêm para atrapalhar nosso cotidiano, saiba que você pode usá-las a seu favor (claro, para quem mora em casa). Que tal você armazenar em grandes baldes a água da chuva? Ela poderia ser usada em tarefas simples de casa como lavar quintal e carro, regar planta e inúmeras outras atividades. Para quem quer investir mais nisso pode optar pelo Sistema de Captação de Água da Chuva que necessitaria da instalação de calhas no telhado de sua residência.


Clique aqui para obter imagens


Mais imagens


Assim você se conscientiza da importância da água em nossas vidas, tem economia no seu bolso e se aproxima mais da natureza.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A história que NÃO é contada para você




Quero apresentar hoje aqui no nosso blog o vídeo “A História das Coisas” ( The Story of Stuff). Um famoso documentário de 20 minutos que mostra todo o ciclo de produção das coisas que você compra, fazendo refletir sobre tudo que adquire.
Quando estiver tranqüilo, dá uma olhadinha nesse vídeo e forme sua opinião.
É bem legal!!

Parte 01: Clique aqui

Parte 02: Clique aqui

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Você não está nem ai pro Haiti

Eu já estava me cobrando escrever algo sobre a tragédia que ocorreu no Haiti. O nosso blog trata não só de assuntos ligados a Sustentabilidade, mas também assuntos ligados a Responsabilidade Social. Por isso me sinto na obrigação de fazer minha parte para ajudar as vítimas do Haiti.

Se você já pensou em ajudar, mas não soube como, pode fazer sua doação através do UNICEF BRAZIL:

Conta especial do UNICEF:
Banco do Brasil
Agência 3382-0
c/c nº 404700-1
CNPJ do UNICEF: 03744126/0001-69

Doações on-line:
clique aqui.

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

Ou, visite o site: http://http//www.unicef.org/brazil

Haiti no Google Maps: Clique aqui

Eu poderia chamar atenção de todos com mais uma foto da devastação que o terremoto causou, mas prefiro uma imagem de esperança:


Dra. Zilda Arns

domingo, 24 de janeiro de 2010

Um freio no culto ao consumismo

A conversa hoje é sobre o consumismo exagerado. Antes de comprar um produto que tal a pergunta: “Será que eu realmente preciso disso?”. Lembre-se que tudo, mais cedo ou mais tarde, vai acabar virando lixo (e dívidas!!!). Atente-se que tudo que você compra vem recheado de itens que você provavelmente jogará fora: sacola plástica, embalagens que envolvem o produto, isopor, papelão... O que você puder evitar quinquilharias como sacolas e caixas, por exemplo, dispense. Conscientize que o consumismo excessivo não faz bem ao seu bolso nem ao meio ambiente. Combater o excesso de lixo é combater o excesso de luxo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Transforme o óleo usado em sabão

Na cozinha, sabe-se que é extremamente incorreto despejar o óleo velho e usado das panelas pia abaixo. Pois há o perigo de entupimento dos canos como também a poluição dos rios. O mais adequado é armazenar o óleo velho em garrafas pets e posteriormente fazer doação a postos de coletas (alguns supermercados são exemplos de postos de coletas de produtos reciclados).

Outra opção que donas de casa vêm colocando em prática é transformar o óleo usado em sabão em pedra.

Esta receita de sabão de álcool é bem simples e para fazer menos quantidade é só diminuir os ingredientes na mesma proporção.

Ingredientes:

04 quilos de sebo
01 latas de óleo de cozinha
01 quilo de soda (marca boa escorpião)
06 litros de água
04 litros de álcool

Como fazer: reserve em um recipiente a água e a soda. Em uma bacia grande, junte o sebo derretido, o óleo de cozinha e a água com soda que estava reservada. Mexa até ficar com uma consistência pastosa. Adicione o álcool e mexa durante uns 10 minutos. Deixe endurecer até dar corte.

Cuidado com a manipulação para não causar acidentes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Onde jogar a velha vitrola?

Você já ouviu falar sobre Logística Reversa?

Consiste em levar os produtos usados de volta aos seus fabricantes que vão dar um destino adequado a elas. Muitas empresas já adotam essa política, mas falta informação ao consumidor de como essa logística funciona.

Antes de qualquer compra, devemos nos informar se o produto adquirido é ecologicamente correto, pois demonstra que a empresa fabricante está preocupada com questões ambientais. Para que tudo funcione de maneira correta temos que somar forças: consumidor + fabricante.

Abaixo, vou dar um exemplo de como funciona a impressionante logística reversa das empresas Consul e Brastemp que foi descrita na revista Veja de 30 de Dezembro de 2009:


- O consumidor adquire uma geladeira em uma das lojas parceiras do projeto de reciclagem;

- O produto é entregue na casa do cliente e, na mesma viagem, a empresa responsável pela venda retira a embalagem e a geladeira antiga, independente da marca;

- O papelão da embalagem é doado para uma ONG de catadores de papel. O isopor é vendido a uma empresa que o recicla. A geladeira antiga segue para um armazém da Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul);

- Na linha de desmontagem, em Joinville, os gases CFC e HFC são sugados e armazenados e, então, seguem para as empresas que o reutilizarão;

- As partes da geladeira são separadas por material: aço, plástico e alumínio são vendidos a empresas que os utilizarão como matéria-prima. Até 90% da geladeira é reciclável. O restante vai para aterros industriais.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vai uma carona verde ai?



Na onda do politicamente correto e sustentável é que venho reforçar dicas legais que podemos integrar ao nosso cotidiano. Que tal começar a dar e/ou pegar carona? Já reparou como o trânsito está cada dia mais caótico?

Então a dica é: Comece a elaborar a carona solidária entre seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Divida o carro com mais pessoas que moram próximo a você ou que fazem parte de seu trajeto.

Os benefícios são variados:

- É uma alternativa ecologicamente correta por diminuir a emissão de CO2 e, conseqüentemente, melhorar a qualidade do ar;

- Vai gerar uma economia financeira, já que o gasto em combustível pode ser dividido;

- Melhora o trânsito, diminuindo o congestionamento, além de você não ter a preocupação com vagas para estacionar;

- E o melhor de tudo, você vai batendo aquele papo descontraído e começa o dia mais animado.

Alguns sites sobre este assunto e que também organizam caronas:

www.caronabrasil.com.br

www.projetomelhorar.com.br

www.iniciativaverde.org.br/calculada


Pense nisso, pense verde!