terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Você não está nem ai pro Haiti

Eu já estava me cobrando escrever algo sobre a tragédia que ocorreu no Haiti. O nosso blog trata não só de assuntos ligados a Sustentabilidade, mas também assuntos ligados a Responsabilidade Social. Por isso me sinto na obrigação de fazer minha parte para ajudar as vítimas do Haiti.

Se você já pensou em ajudar, mas não soube como, pode fazer sua doação através do UNICEF BRAZIL:

Conta especial do UNICEF:
Banco do Brasil
Agência 3382-0
c/c nº 404700-1
CNPJ do UNICEF: 03744126/0001-69

Doações on-line:
clique aqui.

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

Ou, visite o site: http://http//www.unicef.org/brazil

Haiti no Google Maps: Clique aqui

Eu poderia chamar atenção de todos com mais uma foto da devastação que o terremoto causou, mas prefiro uma imagem de esperança:


Dra. Zilda Arns

domingo, 24 de janeiro de 2010

Um freio no culto ao consumismo

A conversa hoje é sobre o consumismo exagerado. Antes de comprar um produto que tal a pergunta: “Será que eu realmente preciso disso?”. Lembre-se que tudo, mais cedo ou mais tarde, vai acabar virando lixo (e dívidas!!!). Atente-se que tudo que você compra vem recheado de itens que você provavelmente jogará fora: sacola plástica, embalagens que envolvem o produto, isopor, papelão... O que você puder evitar quinquilharias como sacolas e caixas, por exemplo, dispense. Conscientize que o consumismo excessivo não faz bem ao seu bolso nem ao meio ambiente. Combater o excesso de lixo é combater o excesso de luxo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Transforme o óleo usado em sabão

Na cozinha, sabe-se que é extremamente incorreto despejar o óleo velho e usado das panelas pia abaixo. Pois há o perigo de entupimento dos canos como também a poluição dos rios. O mais adequado é armazenar o óleo velho em garrafas pets e posteriormente fazer doação a postos de coletas (alguns supermercados são exemplos de postos de coletas de produtos reciclados).

Outra opção que donas de casa vêm colocando em prática é transformar o óleo usado em sabão em pedra.

Esta receita de sabão de álcool é bem simples e para fazer menos quantidade é só diminuir os ingredientes na mesma proporção.

Ingredientes:

04 quilos de sebo
01 latas de óleo de cozinha
01 quilo de soda (marca boa escorpião)
06 litros de água
04 litros de álcool

Como fazer: reserve em um recipiente a água e a soda. Em uma bacia grande, junte o sebo derretido, o óleo de cozinha e a água com soda que estava reservada. Mexa até ficar com uma consistência pastosa. Adicione o álcool e mexa durante uns 10 minutos. Deixe endurecer até dar corte.

Cuidado com a manipulação para não causar acidentes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Onde jogar a velha vitrola?

Você já ouviu falar sobre Logística Reversa?

Consiste em levar os produtos usados de volta aos seus fabricantes que vão dar um destino adequado a elas. Muitas empresas já adotam essa política, mas falta informação ao consumidor de como essa logística funciona.

Antes de qualquer compra, devemos nos informar se o produto adquirido é ecologicamente correto, pois demonstra que a empresa fabricante está preocupada com questões ambientais. Para que tudo funcione de maneira correta temos que somar forças: consumidor + fabricante.

Abaixo, vou dar um exemplo de como funciona a impressionante logística reversa das empresas Consul e Brastemp que foi descrita na revista Veja de 30 de Dezembro de 2009:


- O consumidor adquire uma geladeira em uma das lojas parceiras do projeto de reciclagem;

- O produto é entregue na casa do cliente e, na mesma viagem, a empresa responsável pela venda retira a embalagem e a geladeira antiga, independente da marca;

- O papelão da embalagem é doado para uma ONG de catadores de papel. O isopor é vendido a uma empresa que o recicla. A geladeira antiga segue para um armazém da Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul);

- Na linha de desmontagem, em Joinville, os gases CFC e HFC são sugados e armazenados e, então, seguem para as empresas que o reutilizarão;

- As partes da geladeira são separadas por material: aço, plástico e alumínio são vendidos a empresas que os utilizarão como matéria-prima. Até 90% da geladeira é reciclável. O restante vai para aterros industriais.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vai uma carona verde ai?



Na onda do politicamente correto e sustentável é que venho reforçar dicas legais que podemos integrar ao nosso cotidiano. Que tal começar a dar e/ou pegar carona? Já reparou como o trânsito está cada dia mais caótico?

Então a dica é: Comece a elaborar a carona solidária entre seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Divida o carro com mais pessoas que moram próximo a você ou que fazem parte de seu trajeto.

Os benefícios são variados:

- É uma alternativa ecologicamente correta por diminuir a emissão de CO2 e, conseqüentemente, melhorar a qualidade do ar;

- Vai gerar uma economia financeira, já que o gasto em combustível pode ser dividido;

- Melhora o trânsito, diminuindo o congestionamento, além de você não ter a preocupação com vagas para estacionar;

- E o melhor de tudo, você vai batendo aquele papo descontraído e começa o dia mais animado.

Alguns sites sobre este assunto e que também organizam caronas:

www.caronabrasil.com.br

www.projetomelhorar.com.br

www.iniciativaverde.org.br/calculada


Pense nisso, pense verde!