sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Onde jogar a velha vitrola?

Você já ouviu falar sobre Logística Reversa?

Consiste em levar os produtos usados de volta aos seus fabricantes que vão dar um destino adequado a elas. Muitas empresas já adotam essa política, mas falta informação ao consumidor de como essa logística funciona.

Antes de qualquer compra, devemos nos informar se o produto adquirido é ecologicamente correto, pois demonstra que a empresa fabricante está preocupada com questões ambientais. Para que tudo funcione de maneira correta temos que somar forças: consumidor + fabricante.

Abaixo, vou dar um exemplo de como funciona a impressionante logística reversa das empresas Consul e Brastemp que foi descrita na revista Veja de 30 de Dezembro de 2009:


- O consumidor adquire uma geladeira em uma das lojas parceiras do projeto de reciclagem;

- O produto é entregue na casa do cliente e, na mesma viagem, a empresa responsável pela venda retira a embalagem e a geladeira antiga, independente da marca;

- O papelão da embalagem é doado para uma ONG de catadores de papel. O isopor é vendido a uma empresa que o recicla. A geladeira antiga segue para um armazém da Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul);

- Na linha de desmontagem, em Joinville, os gases CFC e HFC são sugados e armazenados e, então, seguem para as empresas que o reutilizarão;

- As partes da geladeira são separadas por material: aço, plástico e alumínio são vendidos a empresas que os utilizarão como matéria-prima. Até 90% da geladeira é reciclável. O restante vai para aterros industriais.

Um comentário:

  1. É muito importante todo pruduto que se adquire, após sua vida útil ser destinado para ter um fim de reciclagem ou ser posto num local adequado. Alguns equipamento no rotolo do produto indica onde deve ser devolvido aquele material quando não mas faz o uso. Outra questão são as sacolas de mercadinho, são milhares que são produzidas, e o plástico grande vilão do meio ambiente e para os animais. Exemplo é a tartaruga quando uma sacola boia na água ela pensa que é uma água viva e come e morre asfixiada. Eu ouvir em alguns paises que o própio cliente tem que levar sua própia bolsa para fazer comprar para diminuir o número de residos domésticos.

    ResponderExcluir