segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Fim Sustentável

Por essa você não esperava.

Se você é uma pessoa que respeita o meio ambiente a todo custo vai gostar dessa novidade. Funerárias de todo mundo vêm desenvolvendo alternativas de caixões biodegradáveis. O que seria isso? São caixões que desintegram mais rapidamente, não prejudicando o solo e, se queimados, não emitem CO2. Já foram criados modelos feitos com cascas de bananas, bambu, alguns tipos de arbustos e de areia com gelatina. A novidade que já chegou ao Brasil foram os modelos feitos de papelão e celulose.

E ai? Vai encarar essa escolha?

domingo, 13 de dezembro de 2009

Forno micro-ondas X Forno convencional

Entre usar o micro-ondas (MO) e o forno convencional prefira a primeira opção. Experimente assar um bolo no MO. Em 10 minutos ele estará pronto enquanto no forno levará cerca de 40 minutos.

Então a dica é essa, otimize seu tempo, economize no gás de cozinha, informando-se mais sobre como cozinhar de maneira correta no seu MO e de maneira mais rápida. Tenha em mente que ele não vai só servir para esquentar seu prato, mas também para cozinhar e assar alimentos.

Lembre-se sempre de ter seu MO limpo para obter o máximo da potencia dele o que significará também menor consumo de energia. Além de estar evitando utilizar o combustível fóssil como o GLP (gás de cozinha).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Seja Gentil!

Hoje (dia 13 de Novembro) é o Dia Mundial da Gentileza.

Sempre quando saio nas ruas, observo as pessoas ao meu redor e suas atitudes. E queria aqui citar algumas gentilezas que podemos seguir:

- Não jogar lixo no chão e/ou pela janela do carro!!!!

- Ao fazer seu lanchinho ou almoço no shopping, recolha sua bandeja e coloque-a em cima da lixeira mais próxima, deixe a mesa livre para a próxima pessoa que vai usá-la;

- Analise sua atitude de dar esmola a crianças no trânsito;

- Não fure filas;

- Respeite os idosos cedendo seu lugar, abrindo portas, auxiliando-os em suas dificuldades por ocasião dos anos passados;

- Não bata, belisque,empurre ou agrida seus filhos.

Essas dicas vêm dessa minha observação e que muitas vezes tenho que só observar mesmo porque não dá para querer consertar tudo no mundo, não? rs Mas a gente vai tentando...

Feliz Dia da Gentileza para você.

Sorria!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quando for ao Banco...

Ir ao banco é sempre uma prática obrigatória e muitas vezes cansativa, não?Mas você pode optar pelo uso do Internet Banking que quase todos os bancos possuem. Você pode fazer pagamentos através do computador de sua casa, isto vai evitar pilhas de comprovantes de pagamentos a serem guardados, pois estes ficam armazenados no site do próprio banco com todos os outros pagamentos realizados.
Outra alternativa é fazer seus pagamentos e transferências on line nos caixas eletrônicos, otimizando assim seu tempo, além de evitar o uso dos envelopes de papel para o depósito de cheques e dinheiro.

Você pode também optar pela visualização de seus saldos e extratos pela tela e não pedir para imprimir.

E a última dica é: faça o uso do cartão de débito ao invés de pagamentos em cheques sempre que possível. Evite a impressão dos boletos de cheques.

Com todas essas dicas, você estará economizando energia, papel e seu tempo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A boa idéia do Refil

As grandes marcas de cosméticos vêm investindo em produtos ecologicamente corretos optando pela versão refil de seus produtos. Prefira então comprar os que tenham essa alternativa já que economizam energia e recursos naturais.
Caso o produto não tenha a opção em refil, prefira as embalagens maiores para que não necessite comprar vários frascos menores. Diminuindo assim a quantidade de lixo que você produz.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

É só escovar os dentes e economizar na água

Já tinha orientado antes sobre como escovar os dentes de forma correta quanto ao consumo de água, mas aqui vão mais alguns cuidados:
- Quando escovar os dentes feche a torneira, pois a torneira aberta pode levar ao desperdício de até 10 litros de água;
- Prefira escovar os dentes na hora do banho;
- Que tal um copo de água ao lado da pia? Isso vai economizar e muito esse bem tão precioso. Só isso!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Qual seu papel na sociedade?

Para quem não conhece muito bem o trabalho da Sutentabilidade, ela não só envolve os aspectos econômicos e ambientais, mas também os aspectos sociais. Então aqui vai minha dica: Que tal abraçar uma causa social? Você pode se tornar responsável por algum grupo que necessita de sua ajuda. Faça sua parte. Lembre de devolver a vida tudo de bom que foi lhe dado. Vamos lutar por uma sociedade mais justa e mais feliz. Você pode escolher entre não fazer nada ou por fazer toda a diferença na vida de alguém. Você pode desde ajudar crianças doentes a sorrir, como também doar cesta básica a quem passa fome de verdade, ou doar roupas que não usa, ou até mesmo ajudar financeiramente alguma instituição séria. Não sou a favor de esmola, ainda mais quando são crianças pedindo. Doe comida, doe atenção, doe educação, doe dignidade. Faça disso um hábito em sua vida, em sua rotina semanal. Ajude a quem precisa de você. Não é uma tarefa difícil. É até uma troca, não é verdade? Seja um cidadão que faz a diferença em nossa sociedade. E então? Vai ficar ai parado?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Simples assim!!!

Se você lava pratos na sua casa, vão aqui algumas dicas importantes:
Antigamente, as pessoas lavavam os pratos com uma bacia junto a pia. Se você parar para pensar, essa é uma alternativa que economiza bastante água, pois vai servir para retirar o excesso de comida que fica nos pratos;
Outra dica também é colocar os pratos na pia de forma organizada: prato com prato, talheres de cabeça pra baixo num copo com água, copos com um pouco de água para amolecer os resíduos que fica no fundo;
E, mais uma boa dica é: para economizar detergente e não mandar ralo abaixo toda aquela espuma que vai para os rios, coloque um recipiente pequeno com água e adicione duas colheres de sopa cheia, mergulhando a esponja sempre que precisar. Vai fazer aquela espuma...
Fazendo dessas dicas um hábito em sua casa você vai perceber o quanto de água e detergente você consegue economizar.Bom para você ($$$), bom para o planeta.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Catadores Eco-Heróis: Eles são importantes, SIM!

Muitas vezes tratados como marginais, os catadores de lixo não têm o devido reconhecimento que merecem. Mais que simples catadores de latinha e papelão, temos que enxergar essa atividade como uma das mais dignas porque além de limpar as cidades, eles também dão o destino correto a matérias recicláveis.

Além disso, os catadores enfrentam uma batalha desigual com as grandes empresas recicladoras que pretendem eliminar esses intermediários em seus processos. Essas organizações buscam fazer acordos com supermercados (por exemplo) para recolher o lixo diretamente, acabando assim com o trabalho do catador.

Se o trabalho deles não fosse tão importante não teria ninguém querendo eliminá-los, não? Reflita sobre isso e mude sua visão ao se deparar com um trabalhador desses nas ruas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Guarde suas pilhas usadas!


Uma idéia bem legal que vi esses dias... Lembre que as pilhas não são recomendadas jogar em lixo comum por possuírem em sua composição cádmio, chumbo, mercúrio... Esses componentes podem contaminar o ar ou as águas de rios podendo com o passar do tempo afetar nosso Sistema Nervoso Central, fígado, rins e nossos pulmões.

O que fazer?

Tenha em sua casa uma GARRAFA PET para depositar todas as suas pilhas velhas e usadas... E, quando estiver cheia procure um destino adequado para elas na sua cidade. O Banco Real tem um excelente programa de recolhimento de pilhas, o Papa Pilhas.

Simples assim, você ajuda o meio ambiente e evita doenças também.

domingo, 18 de outubro de 2009

Sua casa está virando um museu?

Mais uma preocupação deve fazer parte do nosso cotidiano: o que fazer com o lixo eletrônico que temos em casa? Com a rápida evolução tecnológica que somos submetidos, nossas casas acabam virando verdadeiros depósitos de PC´s velhos, notebooks ultrapassados, TV´s e DVD´s quebrados, entre outros aparelhos eletrônicos que descartamos com mais rapidez que antigamente.

Alternativa? Pesquise e se informe antes de descartar seus entulhos tecnológicos. Se puder, faça doação pois há sempre alguém com um modelo pior que o seu. Você pode também tentar desfazer dele em sites de vendas. Ou, até mesmo achar uma alternativa junto ao fabricante da marca em sua cidade. Existem lojas que oferecem bônus na compra de outro aparelho quando você entrega o velho de volta.

E agora, o melhor de tudo. Parte desse lixo é incinerada e resulta na formação de sais e óxidos metálicos que são utilizados em tintas, vidro, cerâmicas e química em geral.

Bem, o objetivo aqui é fazer com que você pense melhor antes de fazer descarte dessa espécie. Tire um tempo livre e pesquise. É para nosso bem e o bem do planeta.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Para você que acha que não faz a diferença nessa conversa de sustentabilidade

Você é uma dessas pessoas que não exercem o consumo sustentável porque conhece muita gente que não dá a mínima para essa questão e, por isso, a sua atitude não fará diferença?
Não é bem assim. Reflita o porquê:
Vamos traçar um paralelo entre VOCÊ - sendo uma pessoa que exerce o consumo ecologicamente correto - e um político que precisa de votos para se eleger.
Em época de eleição, sentimos a “guerra” que acontece nas rádios e TVs para que tal político receba o SEU voto. Ele se desdobra para ganhar atenção dos moradores daquela periferia esquecida, daquele bairro sem saneamento básico, daquela rua que não é asfaltada... Todos (eleitores) são lembrados de uma forma excepcional, não é? Recebemos cartinhas de felicitações por ocasião do aniversário, e votos de Boa Páscoa e Feliz Natal! Elas são enviadas pelo político que geralmente só se lembra de você quando é aberta a temporada eleitoral.
Pois bem, será que temos o que aprender com os políticos? A resposta é SIM.
Só eles sabem a importância que SEU voto tem no contexto eleitoral. Podemos dizer que eles são os seres que mais acreditam no PODER INDIVIDUAL QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS. Sabem que cada voto tem sua importância. Lembre aquela frase: “A união faz a força”, mas para fazer a força temos que nos conscientizar que cada atitude SUA - - individual e de consumo consciente - é o que faz a diferença para a preservação de nossos recursos naturais.
O problema é NOSSO. Não espere para exercer o consumo sustentável, mesmo que seja só você em sua casa, seu condomínio ou local em que trabalha. Faça a diferença e, assim como nossos excelentíssimos políticos, acredite no seu poder individual porque você sozinho pode mudar o mundo, SIM!
Terminando o raciocínio sobre o paralelo feito entre políticos e sustentabilidade...
O que seria do então jovem Luís Inácio Lula da Silva, pobre e nordestino, se não tivesse acreditado que poderia ser presidente da república um dia?
O que será então de nosso Planeta, se ele não puder contar com a SUA ajuda?
Pense nisso!
(Esse texto não generaliza os políticos do Brasil, escrevo este parágrafo também para felicitar os bons políticos do nosso país).

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dieta Vegetariana: Veja com bons olhos!

Sabe o que Albert Einstein (1879 - 1955) profetizou na época em que viveu?

“Nada beneficiará tanto a saúde e aumentará as chances de sobrevivência na Terra quanto uma dieta vegetariana: por seus efeitos físicos, ela influenciará o temperamento dos homens e melhorará em muito o destino da humanidade".

Somos culturalmente carnívoros que, cá para nós, é um hábito difícil de ser deixado de lado... Mas, é grande o impacto ecológico da nossa alimentação carnívora vindo principalmente por produtos e insumos agrícolas, assim como a devastação de áreas verdes para a criação de bovinos, suínos e caprinos (devastação da Amazônia, por exemplo). E o que falar das extensas áreas de plantações de soja aqui no Brasil que têm destinos certos; Exterior e a incorporação da Soja na ração dos animais?

Temos que começar a refletir o que será melhor para NÓS daqui por diante: uma dieta vegetariana ou continuar na dieta baseada em carne? Porque além de preservar o meio ambiente, a dieta vegetariana é mais saudável ao nosso organismo, sendo que é recomendado o auxílio de um nutricionista para evitar carências nutricionais.

É um caso a se pensar, não? Além de fazer bem a sua saúde, fará um bem enorme a natureza.

Agora leia o que o Einstein profetizou (novamente) no início do texto e tudo fará sentido.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio, que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e tem ação fungicida.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A poderosa energia do SOL

Conta de energia...ô continha cara para se pagar todo mês, não? Você que administra uma casa sabe que é o tipo de conta que não pode atrasar, é sagrada, todo mês está lá “te esperando”. Os grandes vilões da conta de energia são: o ferro de passar, o chuveiro elétrico, as máquinas de lavar e secar roupa, o secador de cabelo, a chapinha...Evite usar esses aparelhos em horários de pico que vai das 18h às 21h. Outra alternativa para diminuir a conta é a instalação de Placas Solares em sua residência (vale à pena pesquisar o preço só por curiosidade, não?). Sabe-se que o custo ainda é elevado, mas é recompensado financeiramente cerca de 6 meses depois. É considerado um investimento muito inteligente, pois quem já faz uso das placas solares fala que se consegue pagar com a economia adquirida na conta de energia, além de ser ecologicamente correto. Saia na frente aplicando conceitos sustentáveis ao seu cotidiano.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ar geladinho? Vamos pensar um pouco...

Você é fã de um ar condicionado, não? É fã daquele ventinho gelado na hora de dormir, certo? Mas vamos refletir sobre isso. Que tal fazer o uso do ar condicionado com moderação? Pois ele é um dos aparelhos que mais gasta energia dentro de uma casa. Podemos alternar então com o uso de ventiladores nos dias de chuva. Que tal pensar nisso e pôr em prática? Lembrando que sempre que fizer a compra de um aparelho, verificar se é o adequado para o local a ser instalado (potência, instalação impedindo que o sol bata nele, limpeza dos filtros), pois estes cuidados fazem com que o ar condicionado não precise trabalhar além de sua capacidade para resfriar o ambiente. Vale ressaltar que na compra de um aparelho lembre do selo PROCEL que garante mais eficiência e gastam menos energia elétrica. Vamos cuidar do nosso Planeta. Pense e reflita. Faça a diferença!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro.


No dia 22 de Setembro (amanhã) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Que tal deixar seu carro em casa amanhã ou ir de carona, juntar um pessoal e deixar o carro em casa. Essa campanha tem a intenção de diminuir a quantidade de CO2 produzido pelo automóvel e nos fazer refletir sobre essas questões. Vamos comemorar o dia sem carro? Que tal?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Que tal pensar melhor na magrela?

A emissão CO2 na atmosfera dada pelos veículos torna a cada dia nosso ar irrespirável, principalmente na capital paulista. Não queremos que Aracaju chegue aos índices assustadores de São Paulo onde observamos aquele céu cinza tão comum no cotidiano de lá. Pensando hoje, num amanhã mais respirável é que podemos dar nossa contribuição da seguinte forma: Não falo para que abandonem seus carros (atitudes radicais não influenciam a massa), mas uma boa alternativa seria o uso da BICICLETA. Além de fazer bem a saúde, faz bem ao bolso e até ao seu humor (tem coisa mais desagradável que engarrafamento?). Então vamos dar um “VIVA AS BICICLETAS”. Não falo para trocar seu veículo, mas para fazer mais o uso da magrela em curtas distâncias. Vai comprar o pão da padaria? Vai ao supermercado comprar aquele item que faltou na comidinha que está fazendo? Vai ao jornaleiro comprar sua revista? É isso que quero falar. Você pode contribuir com o meio ambiente emitindo menos CO2 com seu carro. Não é uma mudança radical, é simples, é fácil e ecologicamente correta.

* Para quem mora em Aracaju: Todas as terças-feiras às 20h saindo da 13 de Julho há uma bicicletada com uma galera bem legal que dá uma volta pela cidade. Participe você também. Não esquecendo de levar seu capacete, ok?

*Para quem mora fora de Aracaju, pesquise e se informe das bicicletadas que existem por ai e participem também.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Por que tantas sacolas????

Numa ida ao shopping, alguém já parou para pensar na quantidade de sacolas plásticas e de papel que recebemos sempre que compramos algo? Bom, ainda não se tem uma solução definitiva para elas(em Aracaju, pelo menos), mas podemos sim, fazer algo.
Ao sair para as compras, que tal dispensar sacolas para itens pequenos e guardar tudo na bolsa? Para a mulherada quando compra um esmalte, um batom, por exemplo. Ou então juntar os itens em uma única sacola?Ou você quer mostrar que passou por várias lojas e fez várias compras? Lembre que ao chegar em casa, as sacolas acabam, na sua maioria, indo para o lixo. Vamos diminuir a quantidade de sacolas quando saírmos para consumir. Vamos exercer o consumo consciente pessoal!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vai dar um Google?

Pouca gente sabe, mas também dá para ajudar o meio ambiente quando se faz buscas na internet. Da próxima vez que precisar “dar um google” para alguma informação, lembre-se que a empresa oferece duas opções amigas ao meio ambiente: o Google Black e o Eco4Planet.
A primeira opção é igual ao buscador tradicional, mas com fundo de tela preto. Essa diferença diminui gastos de energia em monitores de tubo e não prejudica tanto os olhos dos usuários. A segunda alternativa vai além: para cada 50 mil buscas realizadas, a empresa se compromete a plantar uma árvore no interior do estado de São Paulo.

Fonte: Revista Sustenta! - Sustentanet

*Pronto, simples assim. Coloca em seus “favoritos” o seu buscador favorito. Eu já escolhi o meu!Tenham um bom dia! Nayana Ferreira

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Transporte mais verde

Se você acha que seu carro pode poluir menos com alguns cuidadinhos extras... Você acertou! A recomendação é para que se incentive o uso de transportes coletivos, a caminhada, as caronas ou bicicletas. Mas se você é adepta ao carro mesmo, vamos voltar aos cuidados; você pode optar por modelos econômicos, híbridos e/ou movidos a álcool. Tendo cuidado com a manutenção do carro, evita que um motor desregulado possa consumir 50% a mais combustível e produzir 50% mais de CO2. Conservando seu carro de maneira correta faz com que ele polua menos. Incentive as caronas! Vamos pensar e agir...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Para que tanta pressa?


Lá vai uma dica de consumo consciente para o ANSIOSO!

Na hora de usar o elevador, você chama os dois de uma só vez, não? Logo depois os dois chegam à mesma hora vazios só para te atender... Que maravilha!!! Pois é, a dica de hoje é essa: Ao chamar o elevador, chama um só. O gasto desnecessário de energia que um elevador vai ter devido a sua ansiedade não faz bem ao Planeta e nem ao nosso bolso. Vamos chamar um só, pessoal!Deixa a ansiedade um pouco de lado.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como economizar 200 litros de água?

Vai lavar o carro? Você leva naquele posto de gasolina que joga aqueles jatos gigantes de água para deixar seu carro limpinho?Será que precisa disso tudo mesmo? Está na hora de começar a se preocupar com isso, não? A sugestão que posso dar é levar seu carro em lava jatos que façam lavagem a seco ou em postos que se preocupam com o gasto de água. Vale à pena perguntar e se certificar de que você não está sendo co-responsável com o desperdício de milhares de litros de água indo esgoto abaixo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um olhar verde no nosso Cotidiano

Resolvi hoje escrever sobre hábitos simples do cotidiano que podemos incorporar e que ao mesmo tempo torna-se Sustentável:

- Reduzir o tempo de tomar banho e fechar a torneira para ensaboar (além de economizar água, economiza também no chuveiro elétrico que é um dos aparelhos que mais gasta energia). Existem pesquisas que dizem que 8 minutos é o tempo ideal para um banho completo (inclusive para a mulherada).

- Escovar os dentes com a torneira fechada! Dói na alma ver alguém escovando os dentes com a água jorrando, não? rs

- Apagar todas as luzes da casa quando dormir. Para que luzes acesas se todos estão dormindo? Para a alma penada? rs Não... Vamos apagar tudo, seu bolso vai sentir a diferença.

- Secador de cabelo é outro vilão nas contas de energia. Se for usar, que seja super rápido. Assim como o ferro de passar, não é legal usar todo dia. Melhor juntar uma muda de roupa e passar tudo de vez.

- Já a geladeira, por favor, não abre a geladeira para pensar. Ao chegar do supermercado, junte todos os alimentos que serão armazenados de uma só vez e guarde-os.

Dicas simples de como se ter uma vida mais saudável para o meio ambiente.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água

O óleo de cozinha que usamos em nossas casas para fritar os alimentos pode causar sérios danos em nossas casas e, principalmente, ao meio ambiente. Quando despejado na pia, esse óleo pode entupir os encanamentos criando crostas de gordura com o tempo. Já para o meio ambiente, esse dano é ainda maior visto que quando jogado nos esgotos e desembocado nos rios polui de forma drástica. Já que em muitas cidades brasileiras não há a preocupação com o tratamento dos esgotos. A solução seria então: depois de usar o óleo, armazene em garrafas pets e encaminhe ao supermercado Bompreço (em Aracaju) ou em supermercados que pratiquem a coleta seletiva em sua cidade. Se não tiver como armazenar no momento, prefira jogar o óleo usado no lixo orgânico, junto a restos de comida mesmo, mas lembre que essa não é a melhor alternativa. Esse óleo pode virar sabão e até biodiesel. Já pensou quanta matéria-prima perdida? Vamos fazer o correto, pessoal...

domingo, 23 de agosto de 2009

Pilhas; pense bem antes de jogar fora

Parecem inofensivas, mas as pilhas e baterias de celulares requerem uma atenção especial. Descartadas, esse tipo de lixo torna-se um problema ambiental sério. Quando jogadas em lixo comum, todo esse material corre o risco de entrar na cadeia alimentar, contaminando o solo e, até o leite da vaca que você bebe por causa daquele capim que ela comeu. Além de contaminar água de rios, lagos e lençóis freáticos. As pilhas demoram de 100 a 500 anos para sumir do planeta e os metais pesados ficam, infinitamente, contaminando o solo e a água. Então, qual a solução? Diminua a quantidade de pilhas que você compra não descarte em lixo comum (algumas pilhas podem ser descartadas em lixo doméstico por terem substâncias tóxicas em níveis baixos, mas na dúvida encaminhe a coleta seletiva), procure as empresas de telefonia para entregar aquele aparelho velho de celular. Outra opção também é descartar em supermercados que incentivam a coleta seletiva. O Banco Real também contribui com seu papel ecologicamente correto, com caixas de descartes de pilhas. Junte suas pilhas e baterias velhas e quando tiver a oportunidade de descartá-las faça isso. É simples.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Novo conceito: TI verde

Computadores... Já pensou na quantidade de PC´s que ficam ultrapassados rapidamente e que são jogados fora por dia?Para onde vão? Difícil uma resposta na grande maioria dos Estados brasileiros. Mas podemos começar a contribuir com o “TI verde”... Já ouviu falar? Então, ele vai servir para que você aposte em aparelhos que têm Selos Verdes, que garantem que o computador é feito com materiais reciclados e sem chumbo (altamente tóxico ao meio ambiente). Comprar tecnologias certificadas chamadas de “Green Premium”. Podemos começar a apostar em aparelhos mais modernos e na hora de uma nova compra adquirir tela de LCD que é cerca de 30% mais econômica do que monitores de tubo. Antes de ir atrás de um PC mais avançado pesquise, pergunte e se informe sempre de como pode contribuir com uma compra mais verde. Leve essa idéia para casa e também para a empresa que você trabalha. Boas idéias são sempre bem-vindas.

sábado, 15 de agosto de 2009

Como está desligado, se ainda está ligado?

Sabe aqueles aparelhos que ficam em Stand by em nossas casas? Televisão, impressora, micro-ondas, carregador de celular... Pois bem, um estudo foi feito nos EUA sobre o quanto se gasta de energia nesses casos e mostrou que representa cerca de 10% na conta de energia. O que se caracteriza em DESPERDÍCIO! Vamos desligar os aparelhos da forma correta e fazer disso um hábito, sem preguiça, ok? O meio ambiente e seu bolso agradecem.

Seja responsável pelo o que você produz

Que tal começarmos a separar o lixo em nossas casas? É bem mais simples do que se imagina. Podemos começar deixando separadas duas lixeiras: uma para Lixo Seco (recicláveis em geral) e outra para Lixo Úmido (sobras de alimentos, lenços e fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, fotografias, papéis engordurados). Pronto! Você já está participando da coleta seletiva. Nas Cooperativas que recebem lixos reciclados há uma triagem onde separam os materiais. O próximo passo é entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e se informar dos dias e horários de recolhimento dos reciclados em seu bairro. O telefone em Aracaju é: 3179 7001. Se você mora em Edifício, converse com o seu síndico para que todos os moradores possam fazer o mesmo. É fácil colaborar, é só querer. E, lembre-se: “Na natureza, nada se cria, nada se perde tudo se transforma” (já dizia o sábio Lavoisier).

Bituca de cigarro também é lixo!!!

Essa vai para quem fuma. Tem coisa mais desagradável que ver alguém jogando lixo nas ruas? E quando a gente vê alguém jogando bituca de cigarro no chão? Não dá vontade de gritar: “Bituca de cigarro também é lixo!!!” Pois bem, esse é um hábito muito comum entre os fumantes que não custaria nada guardar e depois jogar no lixo. Vamos preservar a limpeza das ruas e ter consciência de que cigarro só faz mal. Jogar bituca, só se for no lixo!

Papel bonito é aquele usado frente e verso

Hoje a nota é sobre o PAPEL. Você já parou para pensar quantas árvores são desmatadas para suprir a necessidade de ter aquele papel nosso de cada dia? Pois, é bom começar a pensar nisso. Ao ler seus emails, verifique se é necessária mesmo a sua impressão. Ao imprimir, utilize frente e verso. E, nas compras de resmas de papel, verifique se têm o selo FSC de reflorestamento ou use papel reciclado. Então, já sabem, pensem bem antes de imprimir. Prefira ler os documentos na tela do computador ou anotar informações num caderninho, caso seja aquela receita de cozinha da Ana Maria Braga.






http://www.pointx.com.br/eronmania/caricaturas.htm

1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo

Uma campanha curiosa e bem interessante foi desenvolvida pelo Instituto Akatu que visa à redução do desperdício de alimentos que causamos diariamente em nossas casas. A campanha passa a seguinte mensagem: “1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo”. O Instituto tenta alertar que nosso consumo muda o mundo gerando maior produção de lixo que gera mais gastos com a coleta e tratamento deste. Ou seja, perde todo mundo: a prefeitura, nosso bolso e, o pior de tudo, deixa de alimentar quem passa fome de verdade. Vamos começar a prestar mais atenção nas compras de supermercados que fazemos. Comprar somente o necessário, consumir de maneira correta os alimentos e verificar sempre a data de vencimento das embalagens são alguns dos cuidados que podemos ter em nossas casas. Confira a campanha e se surpreenda com imagens no site: www.youtube.com/watch?v=Rkj_Xve5eRM ( ou entra no youtube, digite Akatu e assista ao vídeo). Para conhecer melhor o trabalho desta ONG, visite: www.akatu.org.br

A CAMPANHA DO “XIXI NO BANHO”

A ONG SOS Mata Atlântica e a agência de publicidade F/Nazca lançaram uma campanha intitulada “Xixi no Banho”. A idéia é passar para as pessoas a economia de água feita nesse pequeno gesto. Esta ONG vem pedindo para que as pessoas urinem durante o banho, assim evitando o desperdício. Uma medida tão “simples e divertida” como esta, dá para ser aplicada por todos. O meio ambiente agradece pela quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros . Uma descarga por dia corresponde a 4,38 mil litros de água por ano. Pense nisso!




Fonte: Revista Sustenta! #6

Olá,
Meu nome é Nayana Ferreira, sou bióloga com curso em Sustentabilidade. Este blog está sendo desenvolvido com a vontade de passar um pouco de conhecimento para todos de diversas áreas. Meu foco é o CONSUMO CONSCIENTE, voltado mais para a área ambiental. Todas as dicas são dadas com o intuito de informar e de se fazer aplicadas, com a esperança de que todos possam ter uma vivência mais sustentável no seu cotidiano. Espero que gostem do blog.
Seja bem vindo.
Abraços,

NF